1 - Edson Ecks faz críticas a Dr. Gabriela Bailas PhD em Física - em seu video: ISAAC NEWTON ERA OCULTISTA E ALQUIMISTA • Física e Afins
No video do Tesla, vossa senhoria não foi tão complacente em relação os 'devaneos' de Nicolas Tesla, mas sobre Newton foste tão solicita a questão alquimica e supersticiosa dele. Por que?
(especifiquei alguns para parametros sobre Tesla em seu video).
(...o homem que ajudou a humanidade terminou, abandonado, e injustiçado, morreu num pequeno apartamento, solitário. mas, a mentira pode durar uma noite, mas a verdade sempre vinga pela manhã...
https://ecksfotos.blogspot.com/2019/12/edson-ecks-faz-criticas-dr-gabriela.html)
O que mais avalio (sobre 'divulgadores científicos') aqui (ou os de fora), que são pessoas que se intitulam
' amantes da ciência, desbravadores do conhecimento, não dogmáticos, não preconceituosos, baluartes do saber, que odeiam a superstição, que odeiam a pseudo-ciência’, não-idolatras'. Porém, há ressalvas.
Muitos de vossas senhorias lutam contra a pseudo ciência, e estão corretíssimos, mas divulgam a pseudo-história da ciência, alguns praticam cabalmente a 'desonestidade intelectual', só divulgam o que cabe dentro de suas ideologias politicas-ufanicas.
: a questão newtoniana não está apenas vinculada apenas a alquimia, teologia e etc , que o mesmo praticava ocultamente, para não cair em descredito perante seus pares cientificos, mas está no cerne de suas própria concepções cientificas, por exemplo, dizer que Newton unificou a física terrestre com a celeste é um belo elogio, mas há grandes ressalvas. No céu além de planetas também há estrelas, que Newton e seus contemporâneos julgavam como imóveis.
Em meados do século XVIII, o astrônomo Thomas Wrigth, o matemático Lambert e o filosofo Kant, colocaram as estrelas para bailar. A regularidade do cosmo de Ptolomeu, Copérnico e de Kepler desaparecem no sistema newtoniano de massas em interação.
E misturou realmente ciência com teologia, ao ponto de ser questionado por um Bispo, seu amigo e admirador de sua obra:
Quando o teólogo Bentley (um grande newtonianao), questiona Newton porque as estrelas eram estáticas, ele respondia que, “estas são em números infinito e uniformemente distribuídas por Deus’, “o grande relojoeiro, as colocou em grande numero e a grandes distancias umas das outras para manter o equilíbrio”. Nem mesmo o sistema solar escapava da intervenção divina do ‘Deus newtoniano’.
A Lei Do Quadrado A Distância
Em 24 de novembro de 1679 (data inglesa), Robert Hooke (1626-1703), que nesse meio tempo se tonará o secretário da Royal Society, escreve uma carta cordial a Newton convidando-o a comentar algumas de suas hipóteses. Em especial, propõe que analise o movimento dos planetas, supondo que resulta de um movimento inercial em linha reta, dirigido segundo uma tangente, e de uma componente centrípeta (um movimento de atração em direção ao Sol). Chega a sugerir que a atração centrípeta varia no inverso do quadrado a distância entre o planeta e o Sol. Já havia muitos anos que Hooke considerava essa hipótese – a de uma força de gravidade centrípeta tanto mais intensa quanto menor for a distância (Kepler diz que quanto mais afastados os planetas do Sol, menor é a força) -, como provam duas conferencias na Royal Society em 1666 e 1670....
Ameaçado pelas reinvindicações de Hooke, Newton se pôs a procurar em seus escritos de antes de 1679, algum indicio da lei do ‘quadrado a distância’. Como não conseguiu, afirmou que uma coisa é ter um modelo qualitativo, outra é matematizá-lo.
Dizer que há um abismo entre um valor qualitativo (teoria-ideia), e um valor quantitativo (matemático) é um erro advindo da falta da lógica, pois, uma boa ideia é a base de tudo, sem uma boa ideia o pesquisador, o matemático, fica ali olhando para a folha em branco em cima de sua mesa de trabalho, e continuará em branco, se a ideia não iluminar sua mente: sem a ideia o castelo não se ergue: Newton é acusado de queimar os trabalhos de Hooke, quando assumiu a liderança da Royal Society.
Quantos conceitos, influências, derivaram dos pequenos e profundos textos dos pré-socráticos, Heráclito influenciara a dialética de Nietzsche, do átomo de Leucipo surgira a ‘era atômica’, e também a humilhação que Luidwig Boltzmann (1844-), sofreu quando em uma palestra afirmava que o átomo de Leucipo existia, e o grande cientista Ernst Mach levanta-se da plateia, e diz que, “não acredito em átomos” (um pouco depois Bolltzmann que sofria de depressão se suicida). Ernst estava errado.
Força Instantânea Entre Corpos E No Vazio
Huygens foi entre outros efeitos, foi o primeiro a observar os anéis de Saturno. Huygens foi muito mais complexo do que Galileu em seus Discursos (1638), e ergue a ponte matemática para Newton (seu admirador) atravessar com o seu Principia, ao ponto de aconselhar Bentley, antes de ler os Principia, ler Huygens. Mas o que dirá Huygens a respeito da física newtoniana:
‘Não conseguir compreender como o senhor Newton pôde consagrar uma matemática tão boa a uma hipótese física tão absurda’
A qual hipótese física ele se refere? A que afirmar que duas massas se atraem a distância, instantaneamente através do vazio.
O Cálculo
...O método geométrico newtoniano com todos os seus defeitos e lites era o único disponível: nos perguntamos porque Newton e seus discípulos lidavam com o problema das marés ou do movimento da Lua por meio da Geometria em vez de fazê-lo por meio do cálculo infinitesimal, equivale a nos perguntar por que Kant viajava de coche, em vez de avião.
Porém, como já dito, Leibniz pretende romper com a matemática clássica, e seu cálculo possui essa perspectiva certamente. Através de seus caracteres e símbolos, traz a beleza para a matemática, e as equações como a do eletromagnetismo de Maxwell é exemplo de arte aplicada à matemática, dá até para se fazer um quadro com ela, decorar a sala de estar, ou fazer uma bela tatuagem.
Os cálculos possuem semelhanças, mas também diferenças; e se a ciência busca através de um mecanismo simples, explicar o complexo é isso o que oferece o cálculo do alemão Leibniz, mas o do inglês Newton foi o que ficou. Por que?
Leibniz E O Futuro Além do Futuro
Uma das maiores facetas de Leibniz foi o código binário (01. zero-um), onde ele conseguia resolver todas as equações utilizando-se apenas do 0 e do 1. O código binário que foi utilizado no projeto enigma por Allan Turing para decifrar códigos secretos nazistas na Segunda Grande Guerra, e que será a base do computador e do mundo virtual de um modo geral, por tudo que você ver nesses sistemas, uma foto, um vídeo, é formado pelo o código binário. Lembrando que Leibniz realmente acreditou que poderia construir uma máquina que resolveria ‘todos os problemas humanos’: o computador.
No funeral de Leibniz, somente seus parentes próximos e alguns amigos fieis assistiram seu enterro. O funeral de Newton, diz Voltaire, equivale pela a pompa e pelas as honras ao de um rei.
Mas o que Voltaire jamais saberia, que por trás daquele homem que ele ‘idolatrava’, ‘o ápice da ciência’, da razão contra o ‘obscurantismo’, ocultava-se o ‘teólogo do apocalipse’, o ‘grande alquimista’, que pelas sombras do seu laboratório, representava tudo aquilo que Voltaire renegava, e que lutou bravamente contra, até o ‘último dia da sua rica e produtiva vida’.
Em meados de julho de 1936, a Sottheby`s leiloa em Londres o conteúdo de uma mala de metal cheia de manuscritos de Isaac Newton. Esses documentos tratavam essencialmente de alquimia e de teologia. Revelando ao grande público as inclinações de Newton para o hermetismo.
Nobres amigos o texto é extenso, amplo, porém, muito simples, por isso do nome 'Uma breve História sobre a gravidade'
Convido-vos a adentrarem o link abaixo: Minha casa, nossa casa. Edson Ecks
https://panticafotos.blogspot.com/2019/10/newton-e-um-charlatao-analisando-um.html
VÍDEO DA MÚSICA: ÀS VEZES DE EDSON ECKS
EDSON ECKS'S REALITY AND DREAMS
The works exhibited here are derived from decades of efforts, sacrifices, aiming at a broadening of philosophical and scientific mechanisms (Sciensophy), in Art, music ... for the individual and collective.
Edson Ecks does not belong to any specific ideology, so he can analyze and critique any system, looking for the 'X', the unknown of the equation, in each of the appraised. One day Edson Ecks, belonging to some group, he will leave of being 'Ecks' (X), and will become just 'Edson', for as he himself says, "I am only the mind that walks, and that sometimes flies."
TO BE CONTINUED:
https://ecksfotos.blogspot.com/2020/01/meet-company-x-from-edson-ecks-conheca.html
A REALIDADE E OS SONHOS DE EDSON ECKS
Os trabalhos aqui expostos são derivados de décadas de esforços, sacrifícios, visando um ampliamento dos mecanismos filosóficos e científicos (Ciensofia), na Arte, música... para o individual e coletivo.
Edson Ecks, não pertence a nenhuma ideologia especifica, logo, pode analisar e criticar qualquer sistema, buscando o 'X', a incógnita da equação, em cada um dos avaliados.Um dia em que Edson Ecks, pertencer a algum grupo, ele deixará de ser 'Ecks' (X)...
CONTINUA:
https://ecksfotos.blogspot.com/2020/01/meet-company-x-from-edson-ecks-conheca.html
O CONHECIMENTO É UM 'PASSAR ADIANTE'.







Comentários
Postar um comentário