DÉBORA G. BARBOSA. MINHA RESPOSTA À REPORTAGEM DO FANTÁSTICO - E A REPOSTA DE EDSON ECKS SOBRE A TERRA PLANA




TERRA PLANA: ORIGEM Por Edson Ecks


Nos primórdios pairava sobre a mente primitiva, as trevas da ignorância. E disse Deus: Haja Luz. E houve: Ciência. Edson Ecks


O movimento terraplanista moderno surgiu em 1956, com a Flat Earth Society (“Sociedade da Terra Plana”), iniciada por Samuel Shenton e conduzido por Charles K. Johnson a partir de 1972. Johnson, por exemplo, dizia que o Programa Apollo falsificou as imagens do espaço. E que a visão correta do mundo é a 'tradicional cristã' – que, de acordo com ele, prega que a Terra é plana. Por exemplo, no Livro de Jó, 38:12-13: Salmo 19:1, 4-6, 'o Sol parou', em Isaías 38:8, Josué 10:12, 13:



 "Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom! " O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs.


HISTÓRICO DA TERRA PLANA


Aqui reside um erro, um problema histórico, provar que a Terra é plana, acima de tudo, prova que, inicialmente, o hinduísmo, o budismo, a mesopotâmia, o Egito, a Babilônia estavam cientificamente corretos em relação a estrutura geométrica da Terra, que seria plana, não esférica.


Os primeiros textos sagrados do Hinduísmo, os Vedas, foram escritos há mais de 3 500 anos. As origens da religião, porém, têm raízes na pré-história. Diversas concepções indianas, como hinduísmo e budismo, vinculam sua cosmografia a imagens botânicas, com a Terra sendo composta por quatro continentes cercados por uma montanha.


Por volta do século 16 a.C.: A cosmologia antiga da Mesopotâmia e do Egito acredita em uma Terra plana e circular, como um disco, cercada por um oceano cósmico.

 E mais tarde, os autores do Velho Testamento diziam que o mundo ficava num grande oceano, sustentado por pilares que o impediam de afundar, e que havia outro oceano atrás das estrelas, fixas numa esfera celeste.


Nos pensamentos primitivos egípcio e mesopotâmico, o mundo era retratado como um disco flutuando no oceano. Um modelo semelhante é encontrado no relato homérico do século VIII a.C. em que "Oceano, o corpo de água personificado que envolve a superfície circular da Terra, é o engenheiro de toda a vida e possivelmente de todos os deuses".

Por volta do século 8 a.C.: O poeta Homero descreve a Terra como um disco plano. O mapa-mundi babilônico segue na ideia da Terra cercada por um oceano cósmico. Na mesma época, a teoria da Terra plana e circular era citada em escritos bíblicos. O mesmo período ainda tem israelitas seguidores desta cosmologia. .


Os israelitas influenciados pelos os povos supra-citados, também imaginavam a Terra fosse como um disco flutuando nas águas; um firmamento arqueado separava a Terra dos céus.Como a maioria dos povos antigos, os hebreus acreditavam que o céu era uma cúpula sólida com o Sol, a Lua, as estrelas errantes (planetas) e as estrelas embutidas nela.De acordo com a enciclopédia judaica:

Os hebreus consideravam a terra como uma planície ou uma colina concebida como um hemisfério, mergulhado na água. Sobre ela era arqueada a sólida abóbada do céu. Nesta abóbada estariam presas as luzes, as estrelas. Tão leve era essa elevação que os pássaros podiam subir e voar ao longo de sua extensão.

Os Textos das Pirâmides e os Textos dos Sarcófagos do Egito antigo mostram uma cosmografia similar; Nun (o oceano) era cercado pelo nbwt ("terras secas" ou "ilhas").

Os antigos povos nórdicos e germânicos acreditavam numa cosmografia da Terra plana, com a Terra cercada por um oceano e uma árvore colossal

Por volta do século 6 a.C.: Filósofos gregos começam a apontar a possibilidade de a Terra ser esférica. Sim, gregos da Grécia antiga, mais de 2 mil anos atrás. Há uma disputa de quem teria sido o primeiro. Mas sabe-se que os famosos Pitágoras e Aristóteles já começam a apontar uma Terra circular por causa de observações e cálculos feitos à época. A proposição passou a ser a mais comum, embora alguns filósofos da época ainda falassem em uma Terra plana.

"O primeiro líder judeu a abraçar o heliocentrismo com entusiasmo foi o rabino Joseph Delmedigo, que conheceu Galileu na Universidade de Pádua e publicou um livro defendendo o modelo de Copérnico em 1629. Mas isso não foi suficiente para conseguir unanimidade entre a comunidade judaica, pois Brown conta que, em 1707, uma enciclopédia publicada pelo rabino e médico Tobias Cohen rejeitava o heliocentrismo, chamava Copérnico de “primogênito de Satã” e dizia que nenhum judeu poderia aceitar essa teoria, pois ela se chocava com as passagens bíblicas sobre a Terra imóvel. "

Tradicionalmente, Pitágoras, que viveu antes de Anaximandro, descobriu que a Terra é esférica. Acredita-se hoje que isso seja só uma atribuição de outros astrônomos, para dar autoridade às próprias ideias. No século 4 a.C., Aristóteles fixou o modelo com Terra esférica. Em volta, orbitavam todos os planetas e as estrelas, em esferas concêntricas.

Século 5 d.C.: O monge Cosmas Indicopleustes, no Egito, escreve um livro chamado Topografia Cristiana em que diz que a Terra não só é plana, como retangular. No mesmo período, o início da Idade Média na Europa deixou a produção intelectual em segundo plano - ainda assim, muitas teses citavam Terra esférica. A partir do século 8, nenhum cosmógrafo ou filósofo famoso na Europa questionou a esfericidade

Século 13 d.C.: No Islã, visões mais tradicionais e antigas da Terra plana começam a ser revividas com o declino da Idade de Ouro islâmica.... -

Século 17 d.C.: A China ainda acreditava que a Terra era plana. Somente após a entrada da cultura europeia de astrônomos com os jesuítas a teoria foi modificada.

Século 19 d.C.:  a Terra é plana ressurge , principalmente por causa do escritor norte-americano Washington Irving, que escreveu um livro sobre Cristóvão Colombo....

 1972: A primeira imagem completa da Terra tirada do espaço (acima), feita pelos astronautas norte-americanos a caminho da Lua, mostra formato esférico, como os cálculos e teóricos mostravam. -
 Os Princípios Da Ciênsofia De Edson Ecks








VÍDEO DA MÚSICA: ÀS VEZES DE EDSON ECKS


EDSON ECKS'S REALITY AND DREAMS

The works exhibited here are derived from decades of efforts, sacrifices, aiming at a broadening of philosophical and scientific mechanisms (Sciensophy), in Art, music ... for the individual and collective.
Edson Ecks does not belong to any specific ideology, so he can analyze and critique any system, looking for the 'X', the unknown of the equation, in each of the appraised. One day Edson Ecks, belonging to some group, he will leave of being 'Ecks' (X), and will become just 'Edson', for as he himself says, "I am only the mind that walks, and that sometimes flies."

TO BE CONTINUED:

And access' all 'edson ecks' works



A REALIDADE E OS SONHOS DE EDSON ECKS

Os trabalhos aqui expostos são derivados de décadas de esforços, sacrifícios, visando um ampliamento dos mecanismos filosóficos e científicos (Ciensofia), na Arte, música... para o individual e coletivo.
Edson Ecks, não pertence a nenhuma ideologia especifica, logo, pode analisar e criticar qualquer sistema, buscando o 'X', a incógnita da equação, em cada um dos avaliados.Um dia em que Edson Ecks, pertencer a algum grupo, ele deixará de ser 'Ecks' (X)...

CONTINUA:

E acesse 'todos' os trabalhos de edson ecks





O CONHECIMENTO É UM 'PASSAR ADIANTE'. 





Comentários

Postagens mais visitadas