Expansão do Universo é Real? Por Edson Ecks



CIENTISTA EDWIN HUBBLE: A EXPANSÃO DO UNIVERSO É REAL? EDSON ECKS


Cientista Edwin Hubble: A Expansão Do Universo É Real?   Edson Ecks
Em 1912, o astrôonomo americano Vesto Melvin Slipher (1875-1969), do Observatório Lowell, descobriu que as linhas espectrais da galáxia Andrômeda (M31) mostravam um enorme deslocamento para o azul, indicando que essa galáxia estava se aproximando do Sol, a uma velocidade de 300 km/s. Slipher iniciou, então, um trabalho sistemático que levou duas décadas, demonstrando que, das 41 gal´xias que ele estudou, a maioria apresentava deslocamento espectral para o vermelho , indicando que essas galáxias estavam se afastando de nós.

As implicaçõoes mais importantes do trabalho de Slipher ficaram mais claras durante os anos 20, quando Edwin Hubble conseguiu estimar as distâncias de Andrômeda e outras galáxias, observando o brilho aparente e os períodos de pulsa&ccedi&ã de estrelas Cefeidas nessas galáxias. Hubble e seu colaborador, Milton Humason, fotografaram os espectros de várias galáxias, usando o telescópio de 2,50 m de Monte Wilson. Quando compararam as distâncias das galáxias com as suas velocidades de afastamento, determinadas a partir dos seus redshifts, Hubble e Humason verificaram que as galáxias mais distantes estavam se afastando com velocidades maiores. Plotando os dados em um gráfico de velocidade em função da distância, Hubble encontrou que os pontos se distribuíam ao longo de uma linha reta.

O jovem matemático Aleksander Friedman, em 1922 (e Lamaitre, em 1927), descobriu através das equações relativísticas que se a distribuição de matéria no universo não for estática, sua geometria também não será.  Friedman propôs o universo como uma entidade dinâmica, que se transformava e expandia.
Einstein no princípio não aceitou a hipótese de universos dinâmicos e em expansão, mas depois parabenizou Friedman pelo o seu trabalho ‘clarividente’.
Agora através das equações friedmannianas, o universo, dançava, se agitava pela a imensidão do infinito. Em 1929, Huble e Humason constataram que as galáxias se afastavam umas das outras. Através do efeito Dopler. O que teria caracterizado a expansão do universo.


A Teoria X - De Edson Ecks

O fato das galáxias afastarem se uma das outras em nossa perspectiva, não significa em absoluto que as galáxias estejam em expansão. Mas que apenas estejam executando movimentos dentro de rotas específicas em torno do bloco galáctico. Isto é se o universo for um universo fechado. Seus movimentos não serão ‘aleatórios’, mas através de rotas espaço tempo dimensionais definidas, assim como o é, por exemplo, nosso sistema solar.
Assim como os pequenos córregos são relativos aos rios, e o sistema atômico ao solar, pode haver uma realidade por trás do universo, que o tornaria (a ela) relativa a uma célula. Edson Ecks

Comentários

Postagens mais visitadas